Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dissertação Édipo Réi


Édipo rei, determinado no que quer, cometeu um grande erro ter saído de corinto, e ter ido para Tebas. Determinado a não deixar que a profecia se realize (profecia que dizia, Édipo iria matar seu próprio pai, e casar com sua mãe), ele foge e sem saber acaba matando o rei de Tebas, seu próprio pai, após Èdipo resolver o enigma da esfinge, acaba salvando Tebas, onde foi proclamado rei.
Como rei ele se casa com a viúva (Jocasta). Édipo agora é filho e marido de sua mãe.Édipo pensava ser filho de Políbio, quando descobriu a desgraça que ele tinha causado Édipo fura seus olhos, para não enxergar o mundo que não era agradável a ele. Mas se depois de tudo que ele fez, Édipo acha que furando seus olhos, para não ver o que fez vai adiantar, em meu ponto de vista não.
Hoje em dia, na nossa sociedade se alguma pessoa, ousasse a fazer algo comparado ao que Édipo fez, a sociedade, iria se enfurecer, claro que eu não podemos nem pensar como as pessoas iriam reagir, pois até hoje nunca ouve algo comparado. e se ouvesse, tenho a certeza de que seria um dos fatos nais marcantes da historia mundial. (bizarro)
Vemos também que até certo ponto existe um determinismo, mas ele se acaba e a vida de Édipo passa a não ter rumo, ele fica totalmente perturbado (infeliz). Então podemos dizer que as emoções das personagens, depois da profecia se realizar, passam a ser fraqueza de espírito.

ACIMA ÉDIPO E A ESFINGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário